quinta-feira, 12 de maio de 2011

Massacre no Rio - Influência de Filmes e Jogos?

Basta ocorrer um crime absurdo para que toda sociedade fique comovida e comece a buscar culpados para acusar e justificar os atos incompreensíveis dos outros, pois para alguém ter feito algo como no caso do massacre do Rio, somente tendo alguma influência ou explicação externa. Culpam jogos, filmes, internet, etc. Para tentar dar conforto a todos, afinal o assassino já está morto, logo precisamos de algo para culpar agora. Mas as estatísticas e o bom senso parecem ser esquecidos dessa conta.

Não é nenhuma novidade as pessoas que cometerem crimes horrendos e com requinte de crueldade, na verdade isso acontece desde os primórdios da humanidade. Filmes existem a cerca de 100 anos e os jogos e internet só se popularizam de 20 anos para cá. Absurdo é considera-los como as influências para os nossos problemas, esquecendo que homem existe a mais de 10 mil anos e esses artifícios desde o último século apenas.

Se observarmos a carta deixada pelo assassino, vê-se uma mente perturbada e fundamentada em questões religiosas, ou seja, o próprio Wellington diz ter sofrido bullying quando mais novo e se livra da culpa ao se esconder por trás de Deus e uma fé fanática e cega, então o que os jogos e filmes tem haver com isso? Exatamente nada, pois em nenhum momento ele os citou. As pessoas se matam há muito mais tempo em nome da religião do que por outros motivos, seja por uma má interpretação dos textos ou por lideres espirituais que causam mais confusão do que salvação; a religião não existe a apenas um punhado de anos, mas sim desde os primórdios das civilizações, porém muitos que culpam os jogos e filmes pela violência defendem as religiões que dizimaram povos inteiros.

Pode-se dizer que houve uma facilitação por meio da internet para pesquisas sobre bombas, armas, atos violentos, etc. Mas quando uma pessoa quer fazer besteira, se não tem tu, vai tu mesmo. Apesar de ser mais fácil obter informações contraditórias e opiniões fanáticas na internet, cabe àquele que as recebe fazer uma triagem e não se deixar influenciar por tudo aquilo que vê.

Atualmente a Terra possui em torno de 6,5 bilhões de pessoas, onde milhões consomem jogos e filmes violentos, mas desses milhões quantos efetivamente praticam alguma ação violenta? Geralmente quem joga um game violento, não é violento, pois deixa para liberar sua raiva no jogo e fazer lá justamente aquilo que não faz no mundo real. Se existe um ou outro que é influenciado, estes são minoria, afinal pessoas com mente fraca e doidas para fazer algo errado existe em todos os lugares.

O crime nas grandes metrópoles, os assassinatos, as guerras, genocídios, suicídios, violência de forma geral são todos causados por filmes e jogos? Não, não são, pois todos esses fatos existem desde que o homem começou a fabricar sua própria lança e flecha. Ninguém vira traficante porque assistiu “O Poderoso Chefão”, nem começa guerras porque o Spielberg fez “O Resgate do Soldado Ryan” e ninguém sai atirando com rifles porque viu “Scarface”.

Por que hoje em dia parece termos um mundo mais violento do que antigamente? Isso é simples quanto dois mais dois são quatro, é pura matemática! Em primeiro lugar as informações chegam a nós muito mais rápido do que 60 anos atrás, dando a impressão de que as coisas acontecem toda hora e em segundo lugar a população mundial aumentou enormemente, ou seja, quanto mais pessoas conglomeradas nos centros urbanos, mais delinquentes teremos e sendo assim, mais crimes.

As coisas são muito mais complexas do que um simples filme ou jogo violento e também muito mais do que uma simples pesquisa pelo google. Vivemos em um mundo onde a violência está dentro e fora de casa, é impossível viver aparte disso como se numa bolha estivéssemos. Se alguém se influência por isso é uma minoria e infelizmente essa minoria irá sempre existir, o importante é ver o mundo como um todo, pegar suas estatísticas e compara-las com outras coisas, por exemplo, você já viu um filme? Já jogou? Já entrou na internet? Quantos você já matou por causa disso?


Avante!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto, muito bem abordado o tema. Continue escrevendo. Sucesso!

    ResponderExcluir