sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Burocracia + Idéias Inovadoras = ?

Após um bom tempo parado sem escrever, volto com uma crítica a respeito da companhia de eletricidade da cidade de São Paulo, a EletroPaulo e sua organização genial que acredito, deveria ser usada em larga escala e em diversos setores... Mas vamos ao caso primeiro: empinar pipa (quadrado) foi sempre uma brincadeira clássica de diversas crianças, aqui pelo bairro e em especial a minha rua não é diferente, diariamente crianças de diversas casas buscam diversão aqui no meu morro e consequentemente a linha, estrutura de bambu e rabiola das pipas ficam presas nos fios dos postes, deixando a aparência da cidade uma maravilha!

Sabendo disso a companhia de eletricidade cobra diversos impostos e taxas, dentre elas está a taxa de manutenção (limpeza e troca) de fios, postes e etc. Recentemente liguei para a EletroPaulo e solicitei a limpeza dos fios dos postes daqui pois estavam sujos. Prontamente em 4 dias uma equipe veio limpar os fios, mas com um porém! Eles limparam apenas os fios de energia que estão na frente da minha casa, deixando o restante da rua e os fios dos telefones ainda sujos. Fiquei pensando se pra limpar os fios da rua toda, todos os vizinhos teriam que ligar pra EletroPaulo solicitando limpeza da rua.

Sem entender nada, liguei para a EletroPaulo que me disse mais ou menos isso: “Dentro das regras da companhia nós limpamos apenas os fios relacionados à eletricidade, os de telefonia devem ser limpados pela Telefônica (empresa de telefonia de SP). E quanto terem limpado apenas os fios da frente da sua casa é porque você não solicitou que limpassem da rua toda. Gostaria de agendar para que limpassem a rua toda?”. A partir daí agendei a limpeza e perguntei se dava pra fazer o mesmo com a energia.

Afinal imagine se fosse assim com falta de energia, por exemplo... Falta luz no bairro todo, então eu ligo pra EletroPaulo e solicito reativação de luz só na minha casa, na dos vizinhos não! Por que essa maldade? Só pra sacanear mesmo! Ou então eu poderia pedir que ligassem apenas a energia das casas á esquerda da minha, pois não gosto do pessoal que vive nas casas da direita. Eu poderia até ser um barão controlador de eletricidade na minha rua! As pessoas pediriam benção pra mim enquanto eu passo pela rua, apenas para terem energia.

Através disso podemos observar a genialidade da empresa e de serviços de utilidade pública. Nem preciso dizer o que vem de encontro logo de cara, pois pagamos taxa pra limpeza de todos os fios de postes das ruas de SP e depois que pagamos dobrado, pois tive que ligar 3 vezes e deslocar 3 equipes (2 da Eletro Paulo e 1 da Telefônica) para limpar definitivamente os fios de toda a rua.

Mas foi pensando na solução bastante simples que as companhias possuem que decidi fazer a seguinte proposta: “Só Petisca Quem Liga!”. A idéia consiste no seguinte em a pessoa que liga solicitando um serviço público, poderá escolher entre só ela ser atendida ou os demais também. Veja alguns exemplos práticos que encontrei:

Bombeiros 01: “Alô, é dos bombeiros? O prédio em que moro está pegando fogo, vem apagar isso aqui! Mas olhe! Só apague meu apartamento, o resto tu pode deixar pegando fogo beleza? Eu gostei da decoração inovadora que ficou no apartamento dos vizinhos”.

Bombeiros 02: na enchente também. Quando alguém ligar pedindo socorro, vão lá salvar só quem ligou. O resto que está lá no telhado, podem deixar lá mesmo. Afinal eles não ligaram. Quem não tiver telefone em casa, morre afogado mesmo...

Ambulância: um acidente de transito envolvendo um ônibus, o motorista liga: “Alô, é do hospital? Teve um acidente aqui, podem vir me pegar?” Atendente: “São quantos feridos senhor?” Motorista: “São vários, mas manda só uma ambulância pra mim ta bom? Aproveita manda um carro do IML pra um cidadão sem o braço aqui, acho que ele não dura muito sem atendimento!”

Essas são algumas das possibilidades de atendimentos públicos apenas para quem liga. E é assim que as vezes atrasamos o desenvolvimento do país... Você une políticas administrativas burocráticas e insuficientes para atender toda a população com a incompetência de alguns servidores e através disso acaba gastando várias vezes mais o que deveria... O que era mais barato pro bolso da população? Uma única equipe se deslocar e limpar todos os fios da rua ou 3 equipes se deslocarem para limparem um pedaço de cada vez? Esse é apenas um caso do que acontece aos milhares no Brasil e atrasam essa gloriosa nação de se desenvolver.

Ajuda da Lé que me ajudou (rindo) a bolar a minha proposta.


Avante!

2 comentários:

  1. krakaaaa
    ahuahuah to morrendo de rir
    mas que idiotice, ja que estavam la era obvio que era pra limpar a rua toda.. alias nem precisaria ligar, é uma obrigação deles...
    enfim burocracia demais sempre atrapalha

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

    EXELENTE TEXTO!!! MTO BOM

    ResponderExcluir