sexta-feira, 11 de março de 2011

Minha Insatisfação com a C&A

Com o avanço da humanidade e no meio de pensar das pessoas, novos direitos são criados e diversas medidas são tomadas para proteger o mais fraco do mais forte, ou pelo menos igualar ambos em uma determinada situação. No comércio, numa relação entre uma empresa que oferece produtos e/ou serviços e o consumidor, não é diferente. O problema que encontramos no dia a dia nessas relações é que existem muitas brechas nessas medidas (Leis) e que as empresas se usam disso para prejudicar “legalmente” o consumidor. Afinal, quantas vezes você já se sentiu prejudicado por uma determinada empresa e nada podia fazer? Seja pela justiça demorar demais em resolver o problema; pelo simples motivo de que aquela empresa estava amparada legalmente, ou seja, o que ela fazia te prejudicava, porém não era ilegal; por ser algo tão pequeno que nem vale a pena perder seu tempo brigando por aquilo, entre outros motivos.

É neste cenário que entro no meu texto de reclamação a respeito da rede de lojas C&A, que dispensa apresentações, tendo em vista que gastam absurdos com propagandas e modelos em seus comerciais. O motivo de resolver escrever? O meu motivo se baseia em duas coisas: primeiro que não adianta reclamar com eles ou naquele site Reclame Aqui, onde a C&A coloca uma resposta abaixo da reclamação de alguém, como se o cliente fosse um bundão que nunca sabe o que fala e que eles estão certos e nada precisa ser feito para melhorar o atendimento, e em segundo por que o problema que tive com eles não pode ser resolvido legalmente, tendo em vista que não fizeram nada de ilegal... Mas da mesma forma me prejudicaram.

Vou começar a história para que fique mais compreensível o meu problema. Estava eu, em meados de janeiro de 2011, na loja da C&A do shopping Metrô Tatuapé com a minha namorada. Tínhamos entrado na loja só para olhar umas roupas e ela quis comprar algumas peças. Até ai tudo bem, tirando a fila demorada do caixa. Minha dor de cabeça começa quando aceito fazer o cartão de crédito da loja deles para poder pagar as compras que deram R$ 145,00.

Enquanto fiz o cartão tudo era mil maravilhas e nada me foi avisado que a fatura não poderia ser paga pelo internet banking (como tudo que eu pago), mas somente nas lojas C&A (afinal eles estão mais preocupados em atingir suas metas do que realmente explicar o que estão vendendo). Claro que no contrato estava escrito, mas ninguém lê o contrato e ai que a esperteza deles começa. No treinamento dos funcionários já até imagino o que eles falam: “Olha! Chama um cliente otário, então oferece o cartão, fala que é sem anuidade e tudo mais, mas não diz pra ele que o infeliz vai ter que vir até aqui para pagar suas faturas, afinal quase ninguém lê a porra do contrato”.

Entende porque eu disse que eles são amparados legalmente? Está no contrato essa sacanagem, mas eles omitem e só falam a parte boa (até ai nenhuma novidade). Tirando o limite de crédito ridículo que me deram (apenas R$ 250,00) tive também outro problema. Pois a fatura que vencia no dia 08/02/11, chegou em minha casa no dia 07/02/11, logo fui no site do banco para pagar, mas não pude, pois para ter essa comodidade é necessário pagar uma taxa mensal à C&A.

Tive então que me dirigir a uma das lojas deles para pagar a fatura. Só que não pude ir no dia 07 e nem 08 (afinal eu tenho que trabalhar e estudar para poder pagar as minhas contas), então acabei indo no dia 09/02/11 (um único dia de atraso).
Ainda para piorar, a fila para pagamento de fatura da C&A demora em torno de 15 minutos ou mais. E para fechar com chave de ouro, me chegou aqui, no dia 04/03/11 uma fatura com multa por atraso no pagamento de R$ 3,49... Sinceramente, desculpem a expressão, mas isso é de foder o cú e mijar na cara.

Fazer o cliente se dirigir novamente à uma de suas lojas, para pagar a quantia ínfima de R$ 3,49 por causa de um dia de atraso (ai de eu pagar essa porra no dia 09 de novo, iam me mandar fatura com multa de R$ 0,20 em abril) é abusar da minha paciência, não é? Eu nem ia reclamar pela inconveniência da primeira vez, mas pela segunda já é apelar.

Eu não faço cartões de crédito, somente para ter crédito ou porque não tenho dinheiro para pagar o que compro e preciso parcelar tudo em 12x (sem ofensas a quem faz isso, acho que é direito de cada um pagar o que quer dar forma que achar mais conveniente). Eu faço cartões de crédito por causa da simplicidade de seu uso que espero ter. Raramente ando com dinheiro na carteira, passo tudo no cartão de débito, ou quando dá vontade, no crédito. Depois pago as faturas pela internet e vivo feliz.

O que dificulta essa felicidade é quando uma empresa procura de forma legal, lesar seus clientes como se os mesmos fossem lixo não reciclável (você usa, joga fora e pega outro). Pois onde está a COMODIDADE em ter que pegar uma fila de 40 minutos para fazer a compra e 1 mês depois ir até uma loja e pegar outra fila de 20 minutos para pagar a fatura? E no próximo mês, pegar outra fila de 20 minutos para pagar uma esmola multa? E pra piorar ter que ouvir da atendente se eu quero fazer um saque de R$ 20,00 do meu cartão. Sinceramente C&A? Eu prefiro dar R$ 20,00 pra vocês pararem de encher a porra do meu saco.

E eu sou o tipo de pessoa que quando me sinto lesado por uma determinada empresa, paro de comprar nela ou de frequentar. Primeiro foi o banco Itaú, agora a C&A, quem vai ser o próximo?

Lendo pela internet, percebi muita gente insatisfeita e com problemas parecidos com o meu. Pessoas que recebem a fatura um dia antes do vencimento ou no dia do vencimento. DÚVIDO ser culpa dos Correios (TODAS minhas faturas chegam no mínimo 5 a 8 dias antes do vencimento), menos da C&A e não só para mim... Mas voltando, dentro os casos que vi, achei este o mais sacana:

“Olá meu nome GUNNAR RAMOS FERMINO, tive a infelicidade de fazer um cartão de credito da C&A. O problema todo é: não consigo pagar a fatura que venceu no dia 12/03/08, pois moro em Caceres - MATO GROSSO e como li em outras reclamações da C&A, essa fatura só pode ser paga na loja da C&A, como na minha cidade não existe a loja, como pagar? o que fazer??????

Gostaria de manifestar a minha indignação, pois considero uma falta de RESPEITO com o consumidor o que os vendedores fizeram, me fizeram um cartão e informaram que iria receber a fatura em casa. Todavia não me falaram que o mesmo só era pago em lojas da C&A.

Me admiro muito pois uma loja do porte da C&A, fazer uma coisa dessa. Acho que deveriam avisar o cliente. Pois se eu quiser pagar a fatura terei de gastar uns 800.00 reais para ir a uma loja que deve estar a mais de 800 km daqui, para pagar uma conta de 19.95

Decepção e o meu sentimento, pois já perdi horas e horas tentando pagar uma simples fatura, que qualquer empresinha emite e voce paga de qualquer lugar, mas da C&A enfrento tudo isso.”

Clique Aqui para Ler no site do Reclame Aqui.


Avante!

Um comentário:

  1. Dias difíceis para o comércio, dia 30-12-2015 e a C&A da Cond. Boa. Vista no Recife, está bom bando com os clientes, plena crise ela fecha a loja, as 20:00, apaga as luzes e ainda desliga o ar-condicionado com clientes na loja , criança de colo e muito más, o tempo recorde de atendimento na fila diz 8 minuto. Eu levei 22 minutos, poucos caixas e profissionais se desdobrando, parabéns C&A está bom bando mesmo com a crise e com os clientes, assim você mostram fidelizar e abusar e usar, que venha 2016.

    ResponderExcluir