quinta-feira, 16 de julho de 2009

Indenização de Afrodescendentes?

Recentemente, vi em um jornal uma matéria sobre as injustiças cometidas com os negros trazidos como escravos da África para o Brasil e as dificuldades por eles encontradas. Nessa mesma reportagem, falavam de um projeto que visaria indenizar todos os afrodescendentes que provarem vínculo com os escravos que vieram para o Brasil.

É importante lembrar que a indenização seria de no mínimo R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) por pessoa!!! Trocando em miúdos, isso equivaleria a uma soma gigantesca e impossível de ser paga pelos cofres públicos... Para se ter uma noção, teríamos que usar o PIB do Brasil todinho por pelo menos uns 100 anos pagando esses descendentes e mesmo assim não chegaríamos nem na metade da dívida.

O problema em si, não é se o projeto vai ser aceito ou não, pois isso é certeza que não vai ser aprovado. O problema é você priorizar uma raça ou uma classe por uma condição como cor por exemplo. Ao meu ver, indenizar os afrodescendentes não vai salvar os negros escravos que já morreram e muito menos irá contribuir para melhorar os índices sociais do país.

Pois se fossemos seguir a lógica de quem sofreu no passado, o povo do futuro é recompensado com dinheiro, eu gostaria muito que a Igreja Católica me pagasse uma indenização por todos os ateus e grandes pensadores do passado que ela fez questão de jogar na fogueira!

Não existem motivos para indenizar as pessoas do futuro e presente por coisas que não aconteceram com elas, mas sim com antepassados que elas nem sequer viram! Ora bolas, se fossem indenizar todo mundo que já teve um antepassado que sofreu teríamos que indenizar o planeta todo. Ou será que projetos que favorecem os negros possuem maior repercussão na mídia e favorecem uma boa campanha política?

Nada contra indenizar os negros, mas isso deve ser feito de modo mais lógico e com bom senso. No Brasil, por exemplo, a maioria da população de baixa renda é negra, são as pessoas que vivem em favelas e etc. Não seria mais viável gastar esse dinheiro para melhoras na habitação? Na rede de esgotos? Numa boa educação? Numa boa segurança? Afinal todas as contribuições públicas devem ser usadas para todo o povo de modo geral e não para uma classe em especial.

Para entender um pouco melhor: Clique Aqui!

Avante!

Um comentário:

  1. Tem coisas que são lidas e muito difíceis de serem digeridas.
    Uma proposta como essa é algo extremamente irracional. Vamos analisar o que foi proposto: uma indenização aos afrodescendentes como maneira de reparar o estrago provocado pela escravidão. Além da miscigenação e de quase todas as pessoas terem antecedentes negros, o que provocaria um enorme "rebuliço" na hora de decidir quem seria beneficiado ou não, não é, ao meu ver, a maneira correta de se consertar um país com problemas.
    Sim, o Brasil tem grandes problemas. Muitos problemas administrativos, problemas de conduta do povo e dos políticos. Lamentamos o passado de escravidão, a má administração passada, a pouca humanidade (é o que eu penso) dos colonizadores e senhores de engenho.
    Mas pense bem no que acontece hoje e no que vai acontecer futuramente. O Brasil cada dia mais se afunda em problemas na educação. Escolas paralisadas por falta de recursos. Secretaria da Educação dizendo pra professores e diretores: "não temos recurso sequer para comprar piloto e pagar as contas de luz e telefone, tentem dar aula com o que tem".
    Eu sou do tipo de pessoa que acredita que uma boa educação pode mudar o mundo. Não estamos neste caminho e uma indenização não vai mudar a situação ruim em que o país se encontra.

    Nathalie Régis Farias

    ResponderExcluir