quarta-feira, 22 de julho de 2009

Preconceito: bom ou ruim?

Muito se fala nos jornais, em discursos, nas escolas, noticiários, entre outros, sobre o preconceito contra diversas classes e grupos de pessoas. Consideram até como crime o preconceito e fazem frases politicamente corretas como: “Onde você guarda seu preconceito? Eu não guardo o meu, jogo fora!!!”... O problema é que na teoria é lindo, mas não tem lógica nenhuma.

Ouço falar em diversos lugares de o quanto o preconceito é ruim e de como nossa sociedade deve se livrar dele. Mas é utópico livrar a sociedade do preconceito ou até mesmo uma única pessoa, todos nós temos preconceito de praticamente tudo que nos cerca no mundo.

Primeiramente é necessário entender o significado de preconceito. A palavra preconceito vem de idéia ou opinião precipitada ou antecipada ao que é fato, ou seja, é tudo aquilo que formulamos mentalmente como opinião sobre um acontecimento ou pessoa, antes de ter completa ciência sobre o fato.

Para entender o que eu quero expressar quando digo que todos nós estamos acorrentados ao preconceito, basta analisar um acontecimento simples: João conhece Maria, eles se falam por um tempo muito curto e João acha Maria uma pessoa muito simpática e legal, enquanto Maria acha João um completo inútil... Após algum tempo João acaba descobrindo que Maria faz trabalhos manuais e labiais por baixa remuneração na Vila Mimosa em clientes de baixa índole, enquanto Maria descobre que João é um príncipe encantado. Podemos observar que nos dois casos, ambos tiveram um pré conceito a respeito do outro, o João teve um conceito positivo a respeito de Maria, enquanto Maria teve um conceito negativo a respeito de João.

Aplicando isso a nível global, tudo que acontece a nossa volta vai acabar, mesmo que involuntariamente, criando uma opinião prévia a respeito do assunto, pois nós somos animais racionais que pensam e formulam idéias, nascemos justamente para pensar! Abolir o preconceito de nossas vidas é como abolir a capacidade de raciocínio e questionamento do humano. Por isso que digo: “sou contra o racismo, mas a favor do preconceito”.


Avante!

2 comentários:

  1. olha eu aquiiiii..
    gostei do texto.
    as pessoas usam as palavras sem saberem o significado, o problema que devemos enfrentar é a discriminação e não o preconceito, exatamente pelo que vc explicou acima. Mas ta ai uma palavra que já se incorporou no vocabulário, virando sinonimo de discriminação.
    Tanto que se falarmos na rua sou a favor que as pessoas tenham preconceitos, seremos mortos.
    adorei a parte da Maria.. trabalhos manuais e labiais hauhauhauhauha

    ResponderExcluir
  2. Preconceito é visto como racismo pela maioria da população. Algumas pessoas não entendem realmente o significado da palavra...

    ResponderExcluir